Toxoplasmose: O gato não é o vilão!


A Toxoplasmose é uma zoonose (doença transmitida entre homens e animais) causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii e na qual o gato tem um importante papel no ciclo dessa doença.

No entanto, pela falta de informação, a grande maioria das pessoas não sabe exatamente como o gato atua nesse papel e, com isso, o felino em geral é acusado injustamente de ser uma constante fonte de disseminação da Toxoplasmose.

Então, como ocorre a transmissão da Toxoplasmose?

Tudo começa quando o gato se alimenta de roedores ou carne crua contaminada com o parasita da Toxoplasmose!

A partir daí, já no intestino dos felinos, o Toxoplasma se reproduz e, após 3 a 10 dias desta contaminação, é que o bichano elimina o parasita nas suas fezes.

Porém, assim que são eliminados, esses parasitas ainda não são capazes de causar a doença, pois somente após 24 horas no ambiente é que o parasita passará para a sua forma contaminante.

E saber disso é fundamental para diminuir os riscos de contaminação, pois se você possui um gatinho e mantém a caixinha de areia dele sempre limpa, não haverá perigo, já que as fezes não ficarão ali mais do que 24 horas.

Outro ponto importante é que o gato parasitado só elimina o Toxoplasma durante 2 a 3 semanas, pois após este período o organismo do felino irá se defender e é bem provável que durante o resto de sua vida nunca mais sejam liberados os parasitas nas fezes.

Arranhões, mordidas e contato direto com seu gato não transmitem a toxoplasmose! (Foto fonte: http://resumao-e02.blogspot.com.br/2011_08_23_archive.html)

A importância dos felinos nesta doença está, principalmente, nos animais de vida livre. Sabe por quê?

Porque os gatos que vivem nas ruas tapam as suas fezes e, caso estejam contaminados e liberando o Toxoplasma, não haverá ninguém para realizar a limpeza destas fezes e assim, irá ocorrer a contaminação do ambiente.

E como os seres humanos podem se contaminar com a Toxoplasmose?

Quando um gato nestas condições defeca próximo a hortas e reservatórios de água, por exemplo, acaba contaminando este ambiente e levando o parasita para outras espécies, incluindo o homem.

As principais formas de contaminação são através da ingestão de alimentos crus ou mal cozidos, legumes, verduras e frutas mal lavados e água contendo o parasita.

Alguns dos sintomas para nós humanos são aumento de gânglios, febre, manchas no corpo, diminuição da visão, opacidade no olho e quando afeta o sistema nervoso podem ocorrer dores de cabeça, desorientação, sonolência e convulsões.

Mulheres grávidas devem fazer o exame de sorologia para Toxoplasmose, pois se já tiveram contato com o parasita não correm riscos, mas caso o exame seja negativo e ela adquirir a doença durante a gestação a toxoplasmose pode ser transmitida para o seu bebê podendo causar diferentes problemas dependendo da fase gestacional como aborto, nascimento prematuro, sequelas neurológicas e oculares.

Como se prevenir da Toxoplasmose?

– Evite comer carne crua ou mal passada;
– Lave bem verduras e frutas;
– Não consuma leite não pasteurizado e água não filtrada;
– Lave bem as mãos após manusear carnes cruas e após limpar a caixa de areia do seu felino;
– Alimente seu bichano com ração e não permita que ele tenha acesso a rua;
– Não coloque as fezes de seu gato no lixo comum.


Autora do artigo: Médica Veterinária Fabiana Poetsch
Fanpage: www.facebook.com/vetdicascomfabbyvet
Blog: http://www.vetdicascomfabbyvet.blogspot.com/
Canal do YouTube: http://bit.ly/2e3daHM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *