Alimentação Natural para Cães: Vantagens e Benefícios


Você sabe o que é alimentação natural para cães? Diferentemente da alimentação caseira, a alimentação natural requer um balanceamento nutricional especializado. E neste texto, iremos explicar isso melhor.

Nas últimas décadas, o papel da alimentação natural na manutenção da saúde dos pets tem aumentado de forma significativa, reforçando a ideia de que alimentação e saúde estão intimamente ligados.

Mas como é feita a Alimentação Natural para cães?

Trata-se de uma alimentação balanceada que engloba alimentos ou produtos elaborados somente com componentes 100% naturais, sem adição de químicos e outros compostos industrializados, com o objetivo de suprir todas as necessidades nutricionais do animal, promovendo a saúde.

As dietas naturais podem ser cozidas, cruas com ossos ou sem ossos, dependendo da condição do animal e acessibilidade do tutor a esses alimentos.

Dessa forma, visam se assemelhar ao alimento que o animal encontraria na natureza, sendo a maior parte composta por proteína de alto valor biológico.

Pode oferecer alimentação natural para cães de qualquer raça, idade e porte?

A resposta é sempre… SIM!!!

Independentemente se o cão é saudável ou não, filhote ou idoso a introdução de uma dieta natural é permitida e indicada, já que é possível formular dietas específicas para as diferentes necessidades dos pets.

A alimentação natural considera o estado de saúde, idade, doenças existentes, condição corporal, predisposições a alterações e as preferências dos pets.

Benefícios da alimentação natural para cães:

-Aumenta naturalmente a imunidade;
-Alta palatabilidade;
-Diminui a sede excessiva e produção de urina e fezes;
-Pele e pelagem sadia e brilhante;
-Livre de conservantes, corantes, flavorizantes e outros aditivos artificiais;
-Manutenção mais fácil do peso ideal;
-Reduz o risco de formação de cálculos urinários e infecção urinária, em função do alto teor de umidade;
-Favorece a produção de células vermelhas do sangue;
-Reduz queda de pelos, pelo alto teor de proteínas nobres;
-Aumenta disposição e vitalidade.

Quero oferecer alimentação natural para meus cães! O que devo fazer?

Primeiramente, visitar o clínico veterinário que acompanha seu pet e explicar que quer mudar a dieta dele e solicitar um check-up.

É fundamental que seja feita esta conduta para assegurar que o animal terá a dieta específica e adequada para a sua condição atual e descartar a alimentação natural como causadora de qualquer enfermidade.

O próximo passo é buscar um profissional capacitado para formular uma dieta exclusiva, de acordo com o estado geral do animal, suprindo suas necessidades especiais.

Vale lembrar, que qualquer dieta natural, deve ser introduzida de forma gradual, respeitando o período de adaptação que varia de 7 a 10 dias, aumentando a proporção da alimentação natural e reduzindo a de ração.


Autora do artigo: Médica veterinária Viviane Boechat
Fanpages: https://www.facebook.com/naturalispet
https://www.facebook.com/acuvetvivianeboechat
Site: http://vivianeboechat.wixsite.com/acuvet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *